É um grupo que abrange várias vitaminas, entre elas a B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12. De uma maneira geral, essas vitaminas ajudam a evitar anemia, combate estresse e também na manutenção e equilíbrio do sistema nervoso. Podem ser encontradas principalmente em gordura animal, no leite e em alguns grãos. Por isso, é comum que vegetarianos tenham deficiência em relação a esse nutriente. Ou se você tiver uma alimentação desiquilibrada ou de baixa qualidade nutricional e nessas condições é preciso usar um complemento nutricional, para suprir a dose de necessidades diárias.

Um estudo feito na Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália revelou que ao consumir mais vitamina do complexo B pode reduzir em até 20% os níveis de estresse no trabalho. Foram avaliados sessenta voluntários. Um grupo, recebeu altas doses de vitamina B, enquanto outro grupo recebeu apenas placebo.Os participantes foram acompanhados durante um período e foram avaliados. "Ao fim do período de três meses, aqueles que receberam vitamina B demonstraram níveis de estresse relacionados ao trabalho em torno de 20% menores do que apresentaram no início da pesquisa. E aqueles que receberam placebo não evidenciaram mudanças significativas".

O resultado confirma o fato já conhecido da importância da vitamina do complexo B na função cognitiva. As vitaminas do complexo B, são encontradas em alimentos não processados, como feijão, cereais integrais e carne e são essenciais para a saúde, ajudam a manter os níveis dos neurotransmissores, afetando positivamente o comportamento, humor e raciocínio.

Se, mantermos os níveis de vitamina B estável em nosso corpo, podemos melhorar o desempenho no ambiente de trabalho.

Uma alternativa econômica e com melhor custo benefício é tomar vitamina do Complexo B através de um multivitamínico, que reúne todo o grupo de vitaminas necessárias ao organismo ou então através de uma vitamina específica como, por exemplo, a vitamina B12 com Ferro.