Whey Protein - O que é?

Explicando em poucas palavras: É uma proteína do soro do leite obtida durante o processo de fabricação do queijo.

A proteína do soro de leite contém aproximadamente 20% do teor de proteína do leite animal e há vários métodos para a extração da proteína tais como, ultra filtração, microfiltração entre outros. Depois de passar pelo processo de filtração, a proteína é secada para produzir o formato em pó.

Quando pronta para o consumo é considerada uma fonte de proteína, com alto valor biológico e com elevada concentração, contendo os nove aminoácidos essenciais (BCAA’s).


Tipos de Whey Protein encontrados:

Whey Protein Concentrado
Este é o tipo Whey Protein Concentrado é o mais comum e produzido pelo processo de ultra filtração do soro de leite.

Como resultado do processo, obtêm-se geralmente concentrações de pura proteína entre os 70 a 80% a cada 100g, e ainda alguns hidratos de carbono (lactose) e gorduras, que contém elevada quantidade de aminoácidos essenciais e de rápida absorção conhecidos como BCAA’s.

Whey Protein Isolado
Whey Protein Isolado é uma evolução da versão concentrada. É produzida por várias técnicas de filtração para obter valores de pura proteína entre 85% a 95% a cada 100g, resultando em uma excelente marca.

Em função do processo de extração e filtragem os valores de gordura e hidratos de carbono são muito reduzidos, podendo chegar ao zero e também eliminando a lactose.

Quando se obtém como resultado uma proteína com 95% de concentração, isso representa 95g de proteína de altíssima qualidade para cada 100g.

Whey Protein Hidrolisado
O Whey Protein Hidrolisado é o mais novo tipo de suplemento e o mais caro do mercado.

A técnica de produção utilizada é a da hidrólise enzimática e tanto pode ser usado como matéria prima o Whey Protein concentrado como o Whey Protein isolado.

Este novo tipo foi desenvolvido para criar um concentrado de proteína com o objetivo de permitir ao organismo digerir e absorver de forma muito mais rápida o suplemento.


Benefícios da Whey Protein

A proteína é um macro nutriente essencial ao organismo. Atua em vários processos fisiológicos e principalmente no desenvolvimento e na manutenção muscular. São elas as proteínas que compõem a massa muscular.

Há outros benefícios que são gerados pelos aminoácidos, e alguns deles são essenciais, pois possuem funções importantes tais como: na manutenção do sistema imunológico, cardiovascular, cerebral, promove a perda de gordura, ajuda a manter a massa muscular magra e ajuda na recuperação pós-treino.

Saiba que quanto maior for o valor biológico do nutriente melhor será o resultado.

A dificuldade em encontrar alimentos naturais confiáveis, sem manipulação e consumir diariamente quantidades elevadíssimas durante as refeições, para obter o mesmo valor de proteínas igual ao que encontramos em suplementos é que faz com que os suplementos de Whey Protein sejam tão populares e preferidos para atingir resultados.


Como tomar Whey Protein

Recomendado tomar antes e após o treino, simples assim.
Tomar uma dose uma hora antes do treino e outra logo depois do treino.
Se preferir, pode escolher tomar uma dose apenas antes do treino ou então uma dose logo após o treino.
Não existe uma dose fixada de proteína a tomar por dia, pois isso depende de cada organismo e de pessoa para pessoa, peso, tempo de treinamento e objetivo a atingir.

Também pode ser utilizado ao longo do dia quando se pretende uma fonte de proteína de qualidade. Adicionar proteína ao suco ou leite. Mas lembre-se, que fazer uma atividade física é essencial. 


Efeitos colaterais

O Whey Protein é normalmente bem tolerado pelo organismo, entretanto quando existe uma alergia alimentar por lactose ou consumo demasiado de proteína, em alguns casos, podem ocorrer de Inchaço, desconforto intestinal, alergia e gases.

Se tiver algum desconforto com um suplemento de Whey Protein experimente trocar o tipo de Whey ( Concentrada, para Isolada ou para Hidrolisada), para ajustar à sua necessidade orgânica e facilitar a digestão.

Hoje há no mercado um remédio que permite a intolerante à lactose consumir produtos com lactose. Consulte seu médico.


Como escolher um suplemento de Whey

O melhor suplemento é aquele que tiver a maior quantidade de proteína pura e de qualidade do soro do leite, com a menor quantidade de hidratos de carbono e gorduras.

Ler o rótulo do produto e verificar o valor nutricional, o suplemento deve ter pelo menos 70% de proteína a cada 100g, evite os produtos com taurina, glicina, quantidades baixas de hidrato de carbono e gorduras.

Os produtos no mercado com elevada quantidade de hidratos de carbono e baixas quantidades de proteína não são recomendados, como também as fontes de proteína de trigo e etc...


Qual o melhor suplemento de whey?

Isso descrito acima ajuda em muitos casos, mas nós da Loja Central da Vitamina sabemos da dificuldade de confiar somente no rótulo do produto para ter certeza da qualidade e efetividade do produto, que você ou sua família vão consumir. Por isso convidamos a conhecer e conversar com nossos especialistas da Central da Vitamina, para obter mais informações. A nossa Loja tem a missão e objetivo de vender somente produtos qualificados por testes laboratoriais realizados por órgãos independentes do fabricante, e assim temos a certeza e conhecemos os ingredientes e qualidade dos produtos. Se quiser mais esclarecimentos, por favor, Clique Aqui e escreva sua dúvida ou contate-nos.


A whey engorda ou emagrece?

O Whey Protein ajuda a ganhar massa muscular e vai ajudar a aumentar o teor de proteína em sua dieta.

Um Shake Whey Protein fornece mais ou menos 100 calorias, e você não engorda somente tornando 100 calorias.

Para engordar é preciso consumir um excesso calórico, ou seja, comer mais calorias por dia do que as necessidades que o seu corpo precisa e, portanto engordar não depende apenas de consumir ou não consumir Whey Protein.

Para você engordar e eventualmente isso acontecer tomando whey, é que a sua dieta calórica já está muito alta e o shake de whey a está aumentado ainda mais, mesmo que seja de apenas 100 calorias. Reveja a quantidade calórica diária de suas refeições, prefira alimentos orgânicos, verduras e grãos e dispense açúcar, doces, refrigerantes, enlatados, embutidos e pratique exercícios físicos.

O Whey Protein, para quem procura emagrecer é um bom aliado para manter a massa magra enquanto se elimina a gordura.


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Perguntas Frequentes


P. Sou intolerante à lactose, posso utilizar um suplemento de Whey de soro de leite?
R. Sim, procure utilizar uma whey isolada ou Hidrolisada já que o seu conteúdo de lactose é muito reduzido ou nulo. Hoje há no mercado um remédio que permite a intolerante à lactose consumir produtos com lactose. Consulte seu médico.


P. É possível tomar a proteína Whey junto com a Creatina ou BCA? 
R. Sim, não há problema, pode ser consumido antes, durante ou após o treino e junto com o Whey.


P. Posso utilizar água ou leite para misturar o Whey Protein?

R. Pode ser leite ou água, sem qualquer problema, porém dê preferência para utilizar a água na mistura se tomar Whey antes do treino. O motivo é que água ajuda na digestão da proteína. O leite irá atrasar a digestão da proteína além de possuir uma quantidade representativa de açúcares, lactose e um pouco de gordura.


P. Devo utilizar a whey Protein em dias sem treino?
R. Atenção, pois isso depende apenas da sua dieta diária. Se você atingir os valores diários de proteína sem recorrer a Whey Protein, não utilize este suplemento em dias sem treino. Caso não consiga obter a quantidade de proteínas e calorias diárias necessárias ao seu organismo, pode tomar Whey Protein para complementar sua dieta mesmo em dias em que não houver treinos. Mas lembre-se que isso não pode ser uma regra e que uma dieta balanceada e natural é o melhor para sua saúde.


P. Whey concentrado ou isolado? 
R. Preparamos um artigo que pode ajuda-lo e tirar todas as suas dúvidas. Leia em nosso Site o artigo  Devo comprar Proteína Concentrada ou a Proteína Isolada?  que está em nosso Blog.

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