Deficiência de vitamina B12 é causa de anemia acompanhada ou não por dores ao caminhar, formigamentos, principalmente nas pernas, pés e mãos.

Pode haver ainda palidez, inchaço, vermelhidão da pele, fraqueza muscular, Inflamações na língua, má absorção de nutrientes.

Indivíduos com baixa dieta protéica como por exemplo idosos podem apresentar problemas gastrintestinal. A deficiência pode aparecer também entre vegetarianos.

A vitamina B12 é essencial para a formação, integridade e crescimento das hemácias (glóbulos vermelhos que compõe o sangue).

É uma vitamina necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Sem ela, a mielina (capa de proteção dos nervos) sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização. Esse desgaste pode levar a prejuízos como diminuição da sensação, movimentos e cognição.

Em relação à absorção de vitamina B12, é importante lembrar que inicialmente ela precisa ser liberada da fonte alimentar (principalmente carne vermelha). A frequente ausência de sintomas na presença de deficiência de vitamina B12 e o risco de danos neurológicos irreversíveis requerem cuidados na decisão sobre suplementá-la ou não de forma preventiva. Esta vitamina está presente na composição nutricional da maioria dos polivitamínicos disponíveis no mercado, porém em quantidades muito variadas.

A deficiência de vitamina B12 é normalmente definida em níveis inferiores a 200 pg/mL. Porém, cerca de 50% das pessoas com sinais e sintomas claros de sua deficiência apresentam níveis normais. Em relação à prevenção, a dosagem de 350 μg/dia na forma oral foi capaz de prevenir sua deficiência em 95% dos pacientes, e uma dose oral de 500 a 1000 μg/dia tem sido utilizada para o tratamento desta deficiência.

Cliqueaqui para comprar Ferro + Vitamina B12 

 

Segue abaixo tabela com as doses para ingestão em diferentes faixas etárias

 

                  IDADE                   mcg/dia  

0 a 6 meses

0,4

6 a 12 meses

0,5

1 a 3 anos

0,9

4 a 8 anos

1,2

09 a 13 anos

1,8

     Acima de 14 anos       

2,4

GESTAÇÃO

2,6

LACTAÇÃO

2,8

 

Atualmente, a suplementação de B12 está disponível no mercado também na forma de spray para ser aplicado na forma sublingual.